top of page
boy-praying.jpg

O último

Enem

O ÚLTIMO ENEM

Técnica matadora para passar no Enem TÉCNICA MATADORA PARA PASSAR NO ENEM

Foto do escritor: Luciano CruzLuciano Cruz

Atualizado: 26 de ago. de 2018

Sistemas -


Coitado do Will Smith, ganhar milhões de dólares para interpretar um super policial que interage diretamente com inteligência artificial e tem que matá-las uma a uma como o Arnold ao contrário, reencarnando um vingador do passado, não é fácil. -Claro, tudo em prol da humanidade.

A vida não  é mesmo muito difícil?



Eu não sou um robô!!! 


Mas não, não... não estou falando de sistemas que te lembre um robô ou que te façam parecer um, como no caso do Sr.Smith. Muito menos de algo que tenha nascido em algum porão no vale do silício  que mudará o rumo da tecnologia pelos próximos 30 anos. Não é desse tipo de coisa hightech que me refiro. Estou aqui para te falar algo que é tão antigo quanto os computadores e justamente por ser antigo é tão importante quanto. -O uso de Sistemas.

Para começarmos é importante a orientação que um pouco de cultura inútil nem sempre faz mal, ajuda em palavras cruzadas e faz parecer inteligente quando seus amigos são mais idiotas que você. Então aqui vai uma:

A origem da palavra sistema, do grego  Synístanai é a junção do Syn (junto) com o Ístanai (fazer funcionar) que, logo, dão origem ao que entendemos por sistema (fazer funcionar junto)

"-Mas por que que você tá me falando isso Jamal? "

Cara, eu sou um belo-horizontino que nasceu na Índia e não vejo meus avós desde quando eu tinha 3 dias de vida, pareço uma espécie estranha nos lugares que eu ando nessa amada capital e ainda tenho que lidar com pessoas como essa? -Alguém joga um copo d'água na cara desse garoto por favor?


O que eu estou querendo dizer o que é óbvio: Todos nós somos em parte fragmentados, possuímos um "sistema operacional" que opera numa frente nada regular, fazendo com que estejamos sujeitos a estados físicos e mentais absolutamente assimétricos o  que faz com que nossa tomada de decisões sejam mais frutos do momento que estamos passando do que uma ação consciente da uniformidade de nosso ser.  Por que você acha um monte de playboy se dá bem e o Jamal aqui só quebra a cara com as meninas? Eles foram criados em lares que não representam dificuldade nenhuma, daí eles tem muito mais tempo e tranquilidade (e dinheiro) para pegar quem eles quiserem. Já, eu? rááaa...  vai sonhando.


A vantagem que eu posso contar para você é que justamente pelo fato de eu não ter tranquilidade nenhuma para fazer as coisas que me surgiu o seguinte questionamento:

"Como posso estar sujeito a todo tipo de coisa ruim no meu dia e ainda não acabar com ele?"

Ou melhor, como diria o Lulu: "como não ser refém das circunstâncias?" Lulu santos 


Nesse momento subiu uma lâmpada em meus pensamentos que inicialmente brilhou fria, mas que vem se esquentando nos últimos dias e culminou na resposta:

"É desse sistema que eu estou falando...."


O tipo de sistema, meu aprendiz de Hindu, que, independentemente do tamanho loser que você possa se considerar, faz com que você, partindo de um conjunto de ações preordenadas, tire o melhor de si. E, acredite em mim, se seguir o que trataremos aqui, você provavelmente aumentará a suas chances de ser um ninjadoenem e quem sabe futuramente até um JEDIdoENEM. E quando eu falo ser, eu falo SER.  Com caixa alta, capslock e alto falante tudo no máximo.  Sim, você pode ser foda.


Nesse sentido, pequeno aprendiz, não estou falando de possibilidades, probabilidades ou razoabilidades que morrem na primeira braçada nos cinquenta metros rasos na parte suja da lagoa da Pampulha. Refiro-me à uma convicção  absolutamente  exequível que tornará você alguém, pra ser bem eufêmico, foda nos estudos, e que infelizmente ficará rico no futuro e não se lembrará mais de mim. =( Nem tudo são flores.

Simplificando, quero te dizer que  seguir sistemas faz com que seu carro opere no modo automático mesmo quando suas primas  Odete e Carlos,  de Governador Valadares,  insistem em pegá-lo  para dar uma volta e conhecer a capital e não aconteça isso:


Beijo, lindas!


Entenda: Operar através de um sistema, faz com que suas chances de resultados sejam expoenciadas porque você opera através de algo que vai gerar resultados mais cedo ou mais tarde, independente das cagadas que possam ocorrer no caminho. Ainda que você não confie em você, mas confie no sistema, mais cedo ou mais tarde os resultados surgem e alcançam uma realidade em sua vida. Isso é sempre. Entenda, sempre. Não tem como dar errado se você seguir o sistema.


-Beleza, entendi. Mas com colocar os sistemas em prática???


- Óbvio, definindo o que e como você quer operar a médio/longo prazo e executá-lo de modo bem realista.


Vejamos:

Digamos que você possui uma meta. Por exemplo, passar em medicina. (nada clichê) Claro que a primeira coisa que você pensa é que tem que estudar até descolar sua retina. O que não seria uma coisa tão ruim quando tem um pensamento desses. E então você se põem a fazer seu plano de estudos.  Pensemos que talvez você separe o dia assim:

07h - 12h cursinho

12h - 13h Almoço

13h- 20h estudo

21h - 22h hora tomar banho e depois dormir.


Claro que as matérias serão separadas nesse intervalo de estudos, você terá pausas, distrações, o seu irmão vai abrir a porta, você vai olhar o watsapp, você toma café, caga, mija, vê mulher pelada, fuça no facebook da sua ex, fica na vontade de mandar uma mensagem para aquela gatinha que você sabe que não vai pegar e por aí vai. A questão é que, contraditoriamente, apesar de seu planejamento, você se lascou. Por que será?

Acredite, não é por que  você viu o watsapp, tomou café, cagou, mijou, viu mulher pelada e fuçou no face da sua ex. Não!!!!! Isso aconteceu porque você foi burro demais por não considerar que você faria tudo isso. Simples assim.  Ou seja, você achou que seria um robô e não um ser humano cheio de defeitos.


Outro erro fundamentalista durante a operação deste sistema falso  é que você não operou a partir um sistema que independentemente do mundo cair ao seu redor ele deveria funcionar.Você acha que as mulheres usam absorventes antes ou depois de menstruar?


Passos iniciais:


Antes de tudo, vamos construir o alicerce, antes das paredes e telhado para  quem sabe conseguimos colocar porcelanato nesse barraco e um papel de parede respeitável em um futuro próximo.


A questão fundamental  é que você planejou, mas não sistematizou a parada. Você não construiu uma base sólida e sobretudo realista do que você pode ou não fazer. Você, antes de elaborar um sistema sólido deve entender algumas coisas:


1 - Você é um ser humano, seu porra! Só estudar por estudar não vai aprovar você, é necessário uma dose bem sólida e realista do que sua vida deve contemplar, principalmente, as coisas que você gosta.

2- Então, a partir disso, de ser um ser humano "normal" , espécime cada vez mais rara em nosso cotidiano, só então você poderá estudar de verdade com todo potencial que você pode oferecer.

3- Dizer: "Eu quero ser aprovado em Medicina" é tão eficaz como dizer  "Eu quero tomar sorvete" com a diferença que às vezes você consegue tomar o sorvete. Quem quer ser aprovado em Medicina ou fazer qualquer outra coisa que demanda esforços Jedi, deve sair dos campos das ideias e partir para o campo da ação. Levar um tiro de paint ball e um tiro de verdade é uma analogia bem realista de quando você deve ou não meter a cara para ver se o ladrão está do outro lado. No primeiro caso você sabe que o tiro não doí no segundo você estará morto.  Da mesma forma você deve compreender com clareza o que você está fazendo e porque está fazendo, isso é ser consciente e realista. Então, partindo do princípio que você não quer levar um tiro, vamos partir para a prática.

4- Primeiramente,  você tem que baixar as suas metas diárias. Sim! Baixar as suas metas diárias significa dizer que independentemente do que esteja ocorrendo, você vai conseguir fazer aquilo, porque você seria um asno se não conseguisse.

5- Não se atente aos números, mas ao conceito. Se você chegou até aqui é porque não é tão asno assim. Portanto, ao invés de estudar 12 horas por dia além do cursinho. Porque não estudar apenas 2 horas ou 4? Mas me refiro a 2 horas conscientes e consistentes, com cronometro, contagem de páginas, análise realista do que foi absorvido. E não se tratam de 2 horas isoladas,  mas 2 horas  multiplicadas pelo tempo que você de fato se propôs a aprender de modo realista uma determinada tarefa a médio\longo prazo. 2 horas em sete dias são 14 horas, em um mês são 56 horas. Imagine 56 horas de conteúdo sem perdas?


"Ah...56 horas é pouco."


É pouco? Imagine que cada assunto seja dominado em 1 hora consistente. 56 assuntos é pouco para você? -Seja realista. Seja consciente do processo.

Outro ponto é que além desse tempo de estudo dedicado, você ainda terá um tempo de estudo passivo/reflexivo, tipo quando você dura horas no banheiro fazendo sabe-se deu o quê com o conteúdo que se passa em sua cabeça e sua mãe te chama e você tenta se concentrar nas cenas para o "filme" voltar. É, esse filme deveria ser o que você estudou. Deveria, pelo menos.

Bem, finalizando, naturalmente essa técnica de sistematização deve ser proposta com um prazo e metas bem delimitadas afim de que o sistema não se desmorone. Peço que siga os passos, crie seu sistema e aproveite tudo que a vida pode te oferecer com suas limitações, creio que ler o outro post sobre dor x prazer ajuda um pouco a montar seu sistema. É claro que essa técnica não se restringe ao ENEM ou concursos, serve para melhorar qualquer área de sua vida, desde conseguir se dar bem com uma gatinha até evitar um pé na bunda depois de pegá-la. O importante mesmo é ter consciencia do poder de ser consistente e como uma autovaliação realista dentro de um sistema possui um papel fundamental nisso.


Isso é tudo pessoal!


Espero que tenha lhe ajudado, comente aqui se serviu de alguma coisa.

Fale-me de suas experiências e de como essa técnica ou um de nossos posts tem impactado sua vida.


Jamal Talid -  Garoto-sucesso, ex-estagiário de assuntos especiais e confidente de anciões hinduístas por videoconferências. Atendo à domicilio ou seria em domicílio?

40 visualizações0 comentário

Comments


  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 - O último Enem - Todos os direitos reservados

bottom of page