top of page
boy-praying.jpg

O último

Enem

O ÚLTIMO ENEM

Como fazer cagadas pode te ajudar a passar no Enem

Foto do escritor: Luciano CruzLuciano Cruz

Atualizado: 5 de out. de 2018

Tá bom, confesso que meu título é ligeiramente apelativo/tendencioso, afinal de contas quem nunca faz uma merdinha de vez em quando?




Confessa que você queria ter a minha vida.

Okay Fábio, sua vida pode até ser invejável, considerando que ser um ator global realmente tem lá suas vantagens, por isso e por considerá-lo um padrão de como fazermos cagadas em nossas vidas,  peço-te permissão para usá-lo como um exemplo totalmente didático aos meus alunos, contribuindo assim com a boa educação brasileira! 

Alerto porém,  para que, a despeito de seu exemplo, meus pupilos não reproduzam seus feitos. -São crianças, não me leve a mal.

Mesmos assim me direciono agora a  você, meu querido aprendiz,  pedindo que não se prive de fazer cagadas. Essa negação, como veremos, será seu pior inimigo. 

De qualquer formar vale a pena ressaltar para tomar cuidado ao ligar o modo GTA popularmente conhecido como entre nós brasileiros como MFA (modofabioassunção) porque não é sempre  que a luz à noite em seu bairro é cortada, a polícia esta em greve ou ocorre um evento apocalíptico que justifique essas façanhas.

Por que  sejamos realistas, viver uma vida como se fosse o ultimo dia de sua vida é para poucos:


Eu estava treinando para meu novo papel senhor Delegado, foi tudo um mal entendido. 


O poder da Cagada


Para iniciarmos, quero te dizer Fábio, que  se você soubesse o poder que possui em suas mãos, melhor dizendo em suas cagadas,  você se tornaria você um ser humano melhor. Muito melhor! 

Provavelmente você seria um ator premium, lembrado pela excelência e condão dignos de alguém como do nosso amado Toni Ramos, que transpira primor e sublimidade, alguém que consegue convencer 200 milhões de brasileiros que papelão é na verdade carne, privando milhares e milhares indiretamente das garras da  fome. - Um mito salvador da pátria. Amamos você Toni! 

📷


Excelência tem nome! 


Acontece que existe uma linha tênue entre ser um cara certinho como meu amado Toni e um cara malucoide.

Os malucoides geralmente são mais lembrados, suas cagadas são marcos na história. Personalidades como Kurt Cobain, Jimmy Hendrix, Janis Joplin e Amy Whine House são lembrados, mais que pela sua música, pelo seu estilo de vida hardcore.

-Quem não queria tomar uns goles com eles? 


Nossa, que ressaca. Deixa eu fazer uma fotossíntese para me recuperar...



A ressaca pode ser uma aliada.


Tai uma analogia que tem cheiro  pinga e gosto de clichê: A ressaca. 

A ressaca é uma ferramenta útil para trazer à tona umas das consequências de se fazer o que quer.

Entenda: Você pode fazer o que quer com sua vida, entretanto, se passar do ponto, na manhã seguinte as coisas podem terminar mal. 

Beber ou usar psicotrópicos, para os mais chegados como a Amy, pode ser legal. Mas tudo possui um limite, ser irresponsável com sua vida ao abandonar, diminuir ou aumentar um hábito que você considere prazeroso ou destrutivo invariavelmente terá consequências.

A questão é que beber, assim como fazer qualquer coisa que dá na telha, é prazeroso, mas encher a cara e tomar doses cavalares de prazer, nem tanto.

Entretando, por mais absurdo que  possa parecer, a negação de seus prazeres é um péssimo caminho.

Você se privar de viver é a receita para a falência humana.

Não queremos viver como zumbis. Estar vivo-morto é a pior coisa que nós pode acontecer nessa humilde passagem, por outro lado, viver loucamente não é  um caminho que vai  te deixar mais próximo  da aprovação em qualquer coisa que se proponha em sua vida. 

Portanto aqui vai um dos caminhos para alcançar a salvação: 

Seja equilibrado


Rapidinho que minha mulher não está olhando... 

Será mesmo que o problema é a patroa?

Como eu disse, não proponho que você negue seus instintos mais selvagens. Jamais faça isso, é a fórmula rápida de ampliá-los.


Você deve entender que a vontade de transgredir não deve existir como transgressão, se chega a esse ponto, você provavelmente obstaculizou a parada,  fazendo com que seu problema, que até certo momento era contornável, se torne algo que produz prazer, culpa e dor... Dificultando enormemente a cura. -Se é que exista uma. 


Esse tipo de sistema psicodependente é geralmente utilizado por alcoólatras que não podem ver uma garrafa de 51, usuários de crack que não conseguem ver uma brita zero no passeio de uma obra e viciados em video em pornô, que ficam loucos ao ligar no GNT depois da meia noite- Não queremos isso.

Esse tipo de sistema movimentado pela culpa, gera ciclos intermináveis de prazer, culpa e dor. E quando o ciclo é quebrado ocorre os rompantes. 

Por que você acha que seu irmão fica puto após sua mãe desligar o vídeo game direto da tomada depois de uma maratona de 19 horas de callofduty e proibi-lo de jogar pelos próximos dois dias? 

É ela que estava errada? 

Pelo mesmo motivo mães amarram seus filhos usuários de crack ao pés das camas. É sério isso. 


Avô coloca o Ps3 do moleque na churrasqueira.


O mais engraçado é que os viciados um dia sentiram prazer nessas coisas bobas, só que pelo sistema de prazer, culpa e dor essas coisas bobas tornaram-se gigantescos  obstáculos instransponiveis, não se percebendo que tudo não passava de uma questão de ponto de vista. 

Era só ter visto de um ângulo mais leve, sabendo que a vida sempre continua, para finalmente,  seguir em frente. 



Surtar pra quê? 


A questão é que o prazer tem que ser prazeroso. Pode parecer óbvio, mas é a mais pura verdade. 

Você, meu querido aprendiz, pode e deve fazer o quer da sua vida. Principalmente aquilo que lhe da prazer. E ser consciente quanto aos seus limites faz com que você seja alguém que detem algo extremamente importante sobre sua vida: Consciência. E consciencia traz clareza aos processos. 

Nesse sentido, falando especificamente em ser um JEDIdoENEM. Ficar à toa, fuçar no facebook de sua ex, ir a academia, jogar video game,  ver uma série, comer porcarias e ser esnobado por aquela gatinha no Watsapp são prazerosas cagadas que a vida proporciona a você. A questão é que isso deve ser metodicamente medido para que você não embarque na ressaca da reprovação em novembro. 

Não negue seus prazeres, porque eles crescerão, deixando você frustado e puto, porque é negar quem você é, e se você não faz o que não gosta, você morre! Entendeu??? Você morre!!!

Não negue impulsos, entenda-os e administre-os.

"Tá tudo bem, mas onde que eu uso isso para bendita prova do ENEM?" 

Ah, meu querido incipiente aluno, não esta óbvio?

Quando você balanceia suas potenciais loucuras, você balanceia sua vida. Colocando cada coisa no seu devido lugar, sabendo exatamente o que faz e por que faz. Você administra seu autocontrole de forma muito mais consciente que outrora pensou que poderia fazê-lo fazendo assim, como eu disse, você vive o melhor que a vida tem a te oferecer sem ser incosequente com seu futuro e suas metas de vida.

Por isso que as cagadas, quando bem analisadas, principalmente sob um ponto de vista bem leve, fazem com que você se dê bem no ENEM, porque você descobre que nem estava tão "cagado" assim.



Tá tudo bem gente, só perdi um dente!

Será?

Esse é o ponto. Você pode às vezes tomar um soco ou cair de cara no passeio vindo a perder um dente,  mas o lado bom disso é a história para  contar. Já o problema é quando você toma um tiro ou tem uma overdose  e não volta mais para a casa.


Se aventurar, rir, ter histórias para contar é fundamental para ser feliz! Mas há uma linha tênue entre fazer o que te dá prazer e deixar que este prazer te leve para as ruínas.


Não desperdice seu talento!

Tenho amigos que são talentosíssimos e que possuem uma aptidão natural em fazer qualquer coisa que se proponha, mas são absurdamente preguiçosos com suas vidas. Guardadas as devidas proporções, a querida Ammy tinha uma única voz, Jimmy Hendrix fazia loucuras com a guitarra


Conseguir se dar bem no Enem não deve ser doloroso, deve ser leve. Deve, acima de qualquer coisa, ser um processo conscientemente prazeroso. 




E ai, tá a fim?


Para saber mais sobre como o prazer pode ser manipulado para turbinar sua aprovação leia também este artigo que eu escrevi. 


Me conte aqui nos comentários as coisas que dão lhe prazer, e como você tem aprendido a administrar.

 

Espero que este post assim como os outros tenham impactados de maneira positiva a  sua vida. Abração!!!

50 visualizações0 comentário

Comments


  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 - O último Enem - Todos os direitos reservados

bottom of page